Porto e Douro, Portugal
- penaestradaeolhono
- 16 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Depois de ter viajado por quase toda Europa ocidental e pelos 5 continentes, programei minha viagem para Portugal. Nunca tive muita expectativa sobre esse país, mas grande engano o meu. E a forma para me redimir, resumo minha trip de carro por Portugal por não deixar nada - nadinha mesmo - a desejar comparando com a trip que fizemos pela Itália, e olha que Itália é viagem dos sonhos.
Nosso roteiro de 13 dias começou em Porto, de lá seguimos ao Douro, depois para as cidadezinhas incríveis da Serra da Estrela, em seguida Lisboa e Sintra, e finalmente a região do Algarve.
Porto vem passando há alguns anos por uma grande revitalização, a cidade está mais linda e efervescente do que nunca! Novos restaurantes, opções de hospedagem, lojas, mercados... tudo numa energia muito legal. Se tornou há pouco um dos grandes destinos turísticos europeus.
A grande dica gastronômica no Porto é o restaurante O Paparico, um dos melhores que já estive no mundo, reserve antes e prepare-se para se esbaldar no menu degustação. Já na região do Douro recomendo muito o restaurante DOC do famoso chef português Rui Paula, além dos pratos e carta de vinhos deliciosos, o lugar é demais, o restaurante fica quase que boiando sobre o rio Douro, com uma vista estonteante. Ambos são uma experiência inesquecível.
Ainda no Porto outra dica (em Portugal as dicas enogastronômicas são inevitáveis) é comer o bolinho de bacalhau recheado com queijo derretido da serra da estrela, servido com vinho do porto branco, na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau.
No mais, se perca pelas ruas, tome todos os vinhos possíveis, experimente todas opções da culinária portuguesa na região do Cais da Ribeira, e visite as adegas de vinho do Porto da cidade Vila Nova de Gaia do outro lado do rio Douro.

Rio Douro e vinícolas

Entrada do restaurante DOC no Douro

Cais da Ribeira no Porto

Vitrine da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
Tipo de Viagem: gastronomia, vinhos, arquitetura, história, romântica
Como chegar saindo de São Paulo: há voo direto para o Porto, ou então com escala em diversas cidades européias; para quem vem de carro de Lisboa são apenas 320 km e cerca de 3h de viagem
Onde ficar: fiquei em um dos novos hotéis da cidade da rede Eurostar em frente ao metrô Heroísmo e portanto fácil acesso às demais regiões, mas se quiser estar próximo ao agito também considere a região do Cais da Ribeira
Quando ir: como outros destinos europeus, as meias estações Primavera e Outono são as mais agradáveis pela temperatura e menos lotadas