top of page

Paraty (RJ) e Cunha (SP), Brasil


Centro de Paraty Rio de Janeiro

Depois que a estrada Cunha - Paraty foi finalmente toda reformada, essa trip na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro ficou ainda mais imperdível, viável e segura, em apenas 1h é possível percorrer os 46 km e se apaixonar pelas paisagens. E afirmo que mesmo tendo viajado os 5 continentes desse mundo, continuo achando essa uma das regiões mais lindas que já estive e que não me canso de voltar.

Chegando em Cunha recomendo muito dois passeios: um é fazer a trilha do Pico ou Pedra da Macela para ver uma vista acima das nuvens incrível das baías de Paraty, Angra dos Reis e Ubatuba, mas se prepare para uma trilha morro acima super íngreme de 2 km que não é para os fracos rsrs. O outro passeio é visitar a cervejaria artesanal Wolkenburg que além de ter ótimas cervejas, a propriedade é super bem cuidada e localizada no meio de uma natureza demais.

Já em Paraty a viagem é super completa, indo de passeios de barco e mergulho, até a história, cultura e gastronomia no centro histórico estilo colonial do século XVII da cidade. É o tipo de viagem que não tem erro, é chegar e curtir! Há muitas opções de pousadas super charmosas e entre os restaurantes deliciosos de Paraty, recomendo muito o Banana da Terra que fica no centrinho... esse é pra comer de joelhos. Não é a toa que a cidade é cenário para receber tantos eventos internacionais como a FLIP, Paraty em Foco e muitos outros.

Vista do Pico da Macela das baías de Paraty, Angra e Ubatuba

Vista do Pico da Macela em Cunha, das baías de Paraty, Angra e Ubatuba

Degustação na Cervejaria Artesanal Wolkenburg em Cunha

Degustação na Cervejaria Artesanal Wolkenburg em Cunha

Paisagem na estrada Cunha - Paraty

Paisagem na estrada Cunha - Paraty

Piscina do Hotel Santa Clara em Paraty

Vista de uma das ilhas (Kontiki) no entardecer em Paraty

  • Tipo de Viagem: romântica, ecoaventura, gastronomia, praia, mergulho

  • Como chegar saindo de São Paulo: de carro indo pela Dutra são quase 3h até Cunha, e de Cunha a Paraty mais 1h

  • Onde ficar: costumo sempre ficar no centro histórico e há muitas opções para todos os gostos e bolsos, recomendo a Pousada do Ouro super charmosa, com piscina e ótimo atendimento. Porém da última vez optei por uma hospedagem diferente e fiquei a 10 km do centro de Paraty no Hotel Santa Clara, e também recomendo nessa região o Resort Croce del Sud com uma vista maravilhosa

  • Quando ir: essa região é bastante úmida quase o ano todo, e no verão é a época que mais chove e quando costuma estar mais lotada de turistas, já nas meias estações e no inverno é possível pegar um clima mais seco e também mais frio para um banho de cachoeira por exemplo

bottom of page