Pra que Caribe? Se existe Alagoas? Não é à toa que Maceió e seu litoral norte são conhecidos como o Caribe brasileiro, por suas águas transparentes, mar azul, areias branquinhas, praias desertas, piscinas naturais, clima bom o ano todo, boas pousadas e povoados tranquilos... são algumas das características da região.
Mas esse post é especial sobre o roteiro que fizemos para São Miguel dos Milagres, uma das pérolas de Alagoas, que fica a 100 km (2h) de Maceió por uma estrada tranquila que há diversas opções de transfers, táxis, vans ou ônibus.
Mais conhecida por suas piscinas naturais, a cidade faz jus à sua fama, se der sorte de pegar a maré baixa (impressionante como a praia fica sequinha e enorme!), saia cedinho (7h da manhã) com os jangadeiros que ficam na beira mar entre as praias de Porto da Rua ou Toque por exemplo, e siga até as piscinas e seus corais. Lindo demais não só o mergulho / snorkelling, como também admirar o verdadeiro muro gigante de corais que formam nesse local.
Outro passeio que vale a pena é sair de buggy e dar umas voltinhas pelas praias da Lage (linda), Patacho (mais linda ainda, eleita uma das mais bonitas do Brasil), Porto de Pedras, Mirante de São Miguel dos Milagres (não deixe de ir e ver uma das vistas mais lindas do mar azul), Marceneiros, Camaragibe e praia dos Morros. Por esse caminho é bem interessante passar também pelas vilas e povoados e sentir um pouco da vida simples da população de apenas 7 mil habitantes.
Se tiver mais tempo e pique há outras opções de passeios mais distantes, como mais ao norte à Japaratinga e Maragogi, ou ao interior do estado de Alagoas e Aracaju nos Canyons do Xingó, Foz do rio São Francisco, Piranhas e Penedo (antiga e cheia de histórias).
Praia do Patacho em São Miguel dos Milagres
Mirante de São Miguel dos Milagres
Pousada Cotê Sud pé na areia em Porto da Rua, São Miguel dos Milagres
Casinhas simples e coloridas do povoado de São Miguel dos Milagres
Tipo de Viagem: relaxar, pousadas charmosas, ecoaventura, romântica, praia, mergulho
Como chegar saindo de São Paulo: voo para Maceió (é possível também via Recife, mas tem que pegar uma balsa adicional no caminho, e portanto demora mais tempo) e de lá de carro são 100 km, cerca de 2h e pouco do aeroporto de Maceió até São Miguel dos Milagres
Onde ficar: recomendo muito pelo custo x benefício a Pousada Cotê Sud, perfeita pé na areia em Porto da Rua que é super bem localizada. Mas há muitas opções para todos os bolsos e gostos, só atenção: como São Miguel dos Milagres está "em alta" há muitas pousadas que cobram preços elevadíssimos
Quando ir: calor típico do Nordeste o ano todo, vale evitar entre abril e agosto quando chove mais e períodos como Reveillon e Carnaval que pode ficar muito lotado