A Patagônia é um daqueles lugares únicos no mundo, que você dificilmente verá algo igual. Seja do lado argentino ou chileno, o poder na natureza dessa região é de se deslumbrar, uma viagem de fato inesquecível.
Decidimos seguir para El Calafate, principal cidade da parte dos glaciares na Patagônia Argentina, pois tínhamos apenas cinco dias para visitar o local. A viagem é bem tranquila, de Buenos Aires há voos diretos para El Calafate, e durante esse trajeto de cerca de 3h de voo é possível ver o deserto, imensidão e o quanto de fato você está chegando num dos lugares mais remotos do mundo (olhe no mapa pra checar, é impressionante).
El Calafate é uma pequena cidade de 20 mil habitantes turística e base para as visitas aos glaciares e montanhas. Há muitas opções de hotéis para todos os gostos e bolsos. Quanto ao comércio e restaurantes há apenas uma rua principal onde se encontram boas opções para jantar e tomar bons vinhos argentinos.
Baseado por lá há muitas opções de passeios de um dia, entre eles o mais famoso e obrigatório ao Glaciar Perito Moreno o Parque Nacional símbolo da Patagônia, a geleira tem 5 km de largura e 60 m de altura e é uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. Fomos no outono (em maio), o período limite para visitar, pois a partir de junho muitas atividades e parques ficam fechados, já estava bem frio, mas tivemos a compensação de ver as árvores vermelhas e amarelas contrastando com o azul das geleiras, coisa mais linda! Ainda pelas geleiras, há o mini trekking que é uma caminhada por cima da geleira, também imperdível.
Outro passeio bem bacana é para a cidade de El Chalten (200km e 3h de carro de El Calafate) onde fica o "Sendero Fitz Roy", considerada a melhor trilha de montanhas na Patagônia Argentina. Haja pernas para uma baita subida íngreme de cerca de 3h (só pra subir), mas vale cada passo pelas vistas e paisagens de dobrar a falta de fôlego.
E também o safári náutico, um barco que segue navegando entre as geleiras e de onde temos um ponto de vista diferente dessa maravilha natural.
Se tiver mais tempo disponível vale muito conhecer Ushuaia a outra pérola argentina patagônica, e também Torres del Paine na patagônia chilena.
Pequenina cidade El Calafate
Lago de El Calafate
Mini trekking, passeio inesquecível, caminhando sobre os glaciares Perito Moreno
Pôr do sol na estrada de El Calafate
Uma das muitas paisagens da trilha ao Fitz Roy em El Chaltén e as folhas vermelhas e amarelas do outono
Lago na trilha ao Fitz Roy em El Chaltén e as folhas vermelhas e amarelas do outono
Safári náutico, navegando entre as geleiras
Tipo de Viagem: natureza, trilha, montanha, neve, frio, paisagens deslumbrantes
Como chegar saindo de São Paulo: não há voo direto para El Calafate, apenas com escala em Buenos Aires
Onde ficar: há muitas opções de hospedagem para todos bolsos e gostos, ficamos no Esplendor El Calafate, um hotel boutique com uma bela vista do lago e da cidade
Quando ir: a alta temporada é considerada o verão já que além dos dias serem mais longos, o clima está melhor para as trilhas e passeios, fique atento se for em período mais próximo do inverno, pois alguns parques e atividades fecham nesse período