Serra Gaúcha, Brasil
- penaestradaeolhono
- 1 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais visitados e estruturados para o turismo no Brasil. E eu sou suspeita pra falar, porque sempre que vou, volto com um gostinho de quero mais, e já planejando a próxima cidade da região que quero me hospedar e conhecer.
E o melhor de tudo: dá pra fazer uma viagem deliciosa em apenas um fim de semana ou feriado. Dessa última vez ficamos hospedados em Gramado que sempre tem excelentes opções de hospedagem super charmosas e aconchegantes. E também restaurantes deliciosos bem avaliados que vão desde massas italianas de comer de joelhos (vá à Cantina Pastaciutta), ótimas carnes dos super tradicionais churrascos gaúchos, a restaurantes suíços com fondues que não deixam devendo nada ao seu país de origem (vá ao Belle Du Valais).
Na vizinha cidade Canela tem que visitar o lindo Parque do Caracol e sua linda catarata (foto principal do post). Ainda em Gramado, vale também dar umas voltas na charmosa cidadezinha passando pela rua coberta, as lojinhas da rua principal ao redor da Igreja Matriz linda de pedras, e comer, comer e beber muito vinho em cada parada. Gramado é uma viagem enogastronômica perfeita! E mais... dá pra se sentir em outro país, vá e confira!
Em um dos dias fizemos um bate e volta imperdível para o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, são 2 horas de carro numa linda e tranquila estrada pela Serra Gaúcha. Segue o roteiro de vinícolas que fizemos: Miolo tradicional da região e uma propriedade linda; Pizzato Vinhas e Vinho onde bebemos vinhos deliciosos com uma degustação e atendimento super profissionais; Almaúnica um dos nossos vinhos prediletos da região, aproveite pra trazer muitas garrafas, porque eles não vendem pra lojas e distribuidores; e por último famosa Casa Valduga que também é um dos pontos altos da região e a dica aqui é se esbaldar com os premiados internacionalmente espumantes.
Para as próximas idas à Serra Gaúcha queremos ficar hospedados no meio do paraíso dos vinhos no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, e numa próxima ir até aos cânions gaúchos na região de Cambará do Sul (pesquise e veja que maravilha de natureza).
Vista pro Lago Negro em Gramado, da varanda do Hotel Estalagem St. Hubertus

Igreja de pedra matriz, em Gramado, Serra Gaúcha

Vinícola Miolo, Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha

Vinícola Pizzato, Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha

Vinícola Almaúnica, Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha
Tipo de Viagem: relaxar, pousadas charmosas, romântica, montanha, vinho, gastronomia
Como chegar saindo de São Paulo: voo para Porto Alegre, e de lá de carro são cerca de 1h40 a 2h do aeroporto de Porto Alegre até Gramado; de Gramado de carro também são cerca de 2h para Bento Gonçalves.
Onde ficar: recomendo muito o Hotel Estalagem St Hubertus que faz parte do Roteiros de Charme e é um dos melhores hotéis de Gramado, mas tenha certeza que Gramado é um dos destinos do país com mais opções de hospedagens.
Quando ir: por ser um destino de montanha, a alta temporada é no inverno brasileiro, mas como tem uma ótima infra estrutura para turismo, seu calendário no ano é cheio de eventos: Natal Luz de novembro a janeiro, a Vindima que é colheita das uvas até março, a Chocofest no período da Páscoa, Festival de Cinema em agosto entre outras datas